segunda-feira, 21 de março de 2011

Amar a si mesmo

Oiiiii.
Começo de semana. Boa hora para refletir : ]
Todas nós sabemos que um dos mandamentos deixados por Deus a nós é "ame ao próximo como a si mesmo". Ok. Parece fácil, não é?
Quando pensamos nos nossos filhos, no nosso marido ou nos nossos pais a tarefa é mais tranquila, sim. Mas e quando se trata daquele vizinho mala e daquela pessoa do trabalho que só sabe falar mal dos outros? Será que estamos aptas a demonstrar amor por elas?
Será que estamos dispostas a abrir mão de um programa bacana, por exemplo, pra socorrer alguém que precisa de um ombro amigo em pleno sabadão? Ou ainda dedicar um dia da semana para trabalhar em favor daqueles que necessitam?
Sinceramente, nessa hora, pelo menos para mim, as coisas se complicam. E tenho pedido a Deus para me ajudar a ter um coração mais disposto a servir e a entender as deficiências dos outros sem julgamentos.
É bem difícil saírmos da nossa zona de conforto para ralar, para compartilhar problemas alheios, para nos envolvermos com histórias nem tão legais assim.
Porém, todavia, entretanto..... para conseguirmos amar alguém temos que passar por uma lição antes. A de nos conhecermos profundamente e nos amarmos antes de qualquer coisa. Esse é um treino diário. Afinal, não é simples termos de conviver conosco todos os dias, o tempo todo - com o nosso mau humor, com aquela TPM filha da mãe, com desejos frustrados, com indisposições.... É em tudo isso, no entanto, que podemos nos conhecer melhor e criar condições para aprendermos a amar independentemente de condições, de beleza, de plenitude, de perfeição.
Sem nos conhecermos e nos amarmos não conseguimos sequer amar a Deus. Como vou amar a Deus se não consigo amar nem aqueles com quem convivo? E como amá-los se não me amo? Entendem o ciclo que entramos se não passarmos pela primeira conquista?
Quando amamos a nós mesmas é possível tratar os outros com o mesmo cuidado que temos conosco.
Muitas pessoas não conseguem sequer demonstrar seu amor. Talvez pq não conseguem se amar, não é? E aí acabam refletindo essas falta de amor em todos os seus relacionamentos. Sempre críticas, insatisfeitas, frias.
Quem se ama de verdade deve negar a si mesmo, não atendendo seus maus desejos e nem sedendo àquilo que não agrada a Deus. Ué, será que isso não é contraditório? Não, não é. Eu explico.
A nossa natureza não é tão generosa assim, por isso se fizermos o que ela manda nos entregaremos a desejos egoístas que só causarão destruição e distanciamento de pessoas.
Quem ama a si mesmo sabe reconhecer suas verdadeiras necessidades. Consegue pensar em si sem ser egoísta. Sabe que precisa descansar, comer, arrumar-se, demonstrar responsabilidade.
Quem se ama não vive se condenando,  mas sabe perdoar a si mesmo. Quando erra, tem uma autocrítica sincera. Examina o seu íntimo, reconhece erros e acertos, e pede perdão a Deus quando faz algo que lhe desagrada.
Sendo assim, quem ama a si próprio também pode amar aos outros ou a Deus, com toda a sua força, cumprindo o que Deus espera de todos nós.
Acho que podemos nos aprimorar, nos aceitar mais, nos amar mais e assim espalhar mais amor, mais solidariedade, mais carinho nesse mundo que anda tão amargo, tão sedento de Deus, de paz....
Desejo de todo o meu coração que você se ame muuuiiiiiiiitttttoooooooo e espalhe essa semente por aí. E não se esquecem de buscar ajuda na Palavra de Deus.

Beijos

Excelente semana!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem-vindo! Adoro entrar no blog e ler cada palavrinha que vc deixa por aqui. Valeu pelo carinho!!!!!