quinta-feira, 2 de maio de 2013

A ira pode ser controlada...basta um pouco de treino

Imagine só. Você está em casa descansando quando um touro entra em disparada pela porta dos fundos, invade a cozinha, desce correndo pelo corredor e fica rodopiando vertiginosamente na sala de estar. Isso aconteceu com uma família em Aachen, na Alemanha. Antes que o proprietário finalmente abrisse a porta da frente para que o touro saísse, o animal causou um prejuízo superior a 27 mil reais.
Ao imaginar o reboliço causado pelo touro, podemos lembrar que a ira pode explodir repentinamente, ricochetear de uma pessoa para a outra e deixar desgastes emocionais em nossos lares. O seu poder destruidor deve ser evitado. "Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem..." (Efésios 4:26).
Tiago nos deu alguns conselhos práticos sobre como controlar a ira. Começa dizendo que devemos "... estar prontos para ouvir" (v.19). Respirar fundo. Não parece natural. Porém, ouvir com prontidão nos dá a chance de descobrir o que está acontecendo de verdade. O meu filho foi desrespeitoso ou apenas agiu como uma criança? O meu marido realmente quis dizer aquilo ou foi um mal-entendido? Qual o meu grau de responsabilidade em uma determinada situação?
Após o treinamento para sermos ouvintes agéis, temos que praticar o falar tardio. Esta abordagem demorada para expressar nosso pensamento nos dá tempo para orar por domínio próprio e elaborar uma resposta adequada. Afinal, "A resposta delicada acalma o furor..." (Provérbios 15:1). Ser tardio para falar envolve escolher refrear o poder destrutivo das sua palavras.
Finalmente, se a ira for inevitável, Tiago nos aconselha a ignorar nossos impulsos explosivos e evitar que aumentem. Há uma boa razão para isso. Ele prossegue dizendo: "...a raiva humana não produz o que Deus aprova" (Tiago 1:20). Como um touro descontrolado, a ira indomável é perigosa. Quando ela se aproxima, depende de nós sermos prontos para ouvir, tardios para falar e afastar a confusão.

(Texto retirado do devocional Pão Diário, Publicações RBC)

Lendo esse texto a gente pode ver como a Palavra de Deus é maravilhosa e nos ensina sobre todos os assuntos... Pena que muitos não a conhecem ou nem sequer querem ouvi-la. Se o mundo aplicasse um pouquinho dos ensinamentos deixados pelo Senhor no nosso dia a dia não estaríamos vivendo esse monte de desgraças que tem assolado famílias diariamente.
 É uma pena!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem-vindo! Adoro entrar no blog e ler cada palavrinha que vc deixa por aqui. Valeu pelo carinho!!!!!